terça-feira, 9 de agosto de 2016

GRUPO TEATRAL ASLUCIANAS – RIO DE JANEIRO – RJ
        ESPETÁCULO: CORDEL DA MORTE MORRIDA (E, ÀS VEZES, MATADA).

 


  Em um lugar bem, bem distante, acontece um crime. Quem matou James Garcia? 4 suspeitos em um julgamento entre o céu e a terra. Os medos da morte e do desconhecido são tratados nessa divertida comédia. Lendas, contos, filmes, histórias fazem referencia para desmistificar uma fase que todos passarão no ciclo da vida, fazendo com que a vida possa ser cada vez mais bem vivida.

CIA. ARTE E RISO – UMARIZAL - RN
ESPETÁCULO: MEU NOME É ZÉ

 
 O espetáculo “Meu nome é Zé” relata uma história conhecida de todos os cidadãos dos mais diversos recantos do país, protagonizando discursões de problemas antigos, porém, contemporâneos e universais. A história narrada se passa em pleno pleito eleitoral, em que políticos lutam para chegar ao poder utilizando as mais diversas artimanhas, conchaves políticos, promessas enganosas, compras de votos, perseguições e mortes na busca pelo poder. De forma cômica, satírica e escrachada, a Cia. Arte e Riso faz das histórias de “Politicagem” de nossas cidades do interior um recorte do mundo.
GRUPO TEATRAL ARTEIROS DE OLINDA – OLINDA - PE
ESPETÁCULO: “O BOI AS AVESSAS”


“O BOI AS AVESSAS” resgata de forma criativa e original a cultura de nosso povo, através de brincantes como o Mateus e a Catirina do Boi, Veio do Pastoril Profano, Caboclo do Lança do Maracatu de Baque Solto e o Rei do Maracatu de Baque Virado. O espetáculo propõe uma revisitação as nossas raízes culturais mais autênticas, utilizando-se da linguagem do teatro popular de rua e trabalhando situações do nosso cotidiano, confirmando a máxima de que o Teatro de Rua  se realiza no contato direto do artista e de sua obra com a população, não escolhe nem seleciona seu público e traz benefícios imediatos à vida social e ao convívio urbano
CIA CIRANDUÍS – JANDÚIS – RN
ESPETÁCULO: PALHAÇO NA RUA DE MALA E CUIA

 




O espetáculo “Palhaços na Rua de Mala e Cuia” é uma sequencia contendo teatro e reprises de palhaços, de domínio público acrescido de dublagem, com linguagens variadas e que são selecionadas com ineditismo para cada situação. São gags de palhaços reprisadas e criadas momentaneamente sem a necessidade de um texto escrito, mas, uma ideia desenhada e colocada em prática a partir de uma sequencia lógica.

GRUPO TEATRAL GÊNESIS – ARACATI - CE
ESPETÁCULO: MARIETA E SEUS DOIS MARIDOS

 


 A peça teatral Marieta e Seus Dois Maridos conta a história de uma família formada por um pai, um senhor de idade avançada e uma filha moça que deseja arrumar um casamento a todo custo. O pai vive um personagem conservador, por isso a todo um cuidado com a filha para que ela não se envolva com qualquer homem. Entre uma cena e outra prometemos arrancar muitos risos do público com um texto de fácil entendimento e bem humorado.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL XINGUERENGUERE – MAPUTO - ÁFRICA
ESPETÁCULO: DOIS EM UM

 


Quando dois irmãos se encontram sem saída no meio do nada a única saída e a união entre os dois, e tem da rua a sua única alternativa de sobrevivência, lembrando dos seus grandes momentos de alegria, e procurando formas de eliminar das suas vidas os erros do passado e começar uma vida nova e melhor. Vivem todo o que tem direito mais nunca abandona o verdadeiro significado da palavra amor.

CABARET DE QUINA – CANOA QUEBRADA – ARACATI - CE
ESPETÁCULO: BROADWAY

Espetáculo baseado no personagem de Dragão do Mar. A trama imagina e reaparecimento do Dragão do Mar no vilarejo de Canoa Quebrada onde nasceu mais trasposto na realidade brasileira de hoje. Isso gera vários momentos cômicos e de reflexão baseados nas contradições entre a visão de antigo personagem e os novos costumes do Brasil. Essa realidade moderna é representada por um cidadão contemporâneo, que encontra o Dragão e que tenta explicar  de várias formas para ele todo o que mudou no lugar nos tempos atuais e de como a rua principal que leva o nome de Dragão do Mar mudou em rua comercial com nome de Broadway.

CENA ABERTA - SÃO LUIZ - MA
ESPETÁCULO: O SAPO E A COBRA: UMA LENDA AFRICANA

 
  


O Sapo e a Cobra é uma fábula africana que nos faz refletir sobre como o mundo seria melhor sem os preconceitos que afastam as pessoas. É uma cena acessível a todas as idades. Onde o público se mistura aos atores através de brincadeiras, músicas tradicionais, etc., tornando um jogo divertido e envolvente.

CIA HIPERATIVA – MACEIÓ – AL
ESPETÁCULO: FADINHA “A MAGIA ESTA NA VARINHA”

  
Fadinha “ A Magia Está Na Varinha” Trata-se de missões entre uma Fada atrapalhada e seu ajudante Duendinho, que a todo tempo a faz lembrar que ela é uma fada e precisa atender os pedidos dos personagens de diversas histórias que ela passará ou até mesmo já passou.

GRUPO PALHAÇA INCRÍVEL TEIMOSA – LONDRINA - PR
ESPETÁCULO: QUE FESTA É ESSA, CRIATURA?



Uma grande festa repleta de mágica, malabarismo, quitutes e muita diversão É a proposta deste espetáculo e ele está para começar! Quem irá comandar tudo isso é a Incrível Teimosa, palhaça contratada pela mulher mais rica da cidade, a Senhora D, que espera que tudo saia como planejado. Porém, confusões, trapalhadas e muitas surpresas nos fazem perguntar: “Que Festa é Essa, Criatura?”. Estão todos convidados para esta incrível festa/espetáculo que mistura a linguagem teatral à arte da palhaça; e sem mencionar a comédia física que torna este evento dedicado a todas as idades e que, no final das contas, quer mesmo o riso do público!

INSTITUTO TEATRAL VIVARTE – ARACATI –CE
ESPETÁCULO: RUIM COM ELA PIOR SEM ELA



 É uma comédia que relata a história de uma empregada doméstica que conseguiu mudar o rumo da sua vida através de uma simples ideia.


GRUPO TEATRINO VAGAMUNDOS – ARGENTINA/BRASIL
ESPETÁCULO: MEMÓRIA DE UMA MARIONETE

 




O Espetáculo Memória de uma Marionete surgiu do desejo de pesquisar a relação entre palhaço e teatro de bonecos de Rua. O espetáculo apresenta bonecos de fio (marionetes) que são personagens populares, poéticos e experimentais, destacando em cada diversidade cultural através da música, dança e expressão do objeto inanimado. Quem conduz estes números são duas palhaças: Asteroides e Rosa, uma Argentina e uma Brasileira, brincando com as diferenças e costurando essa história com jogos cômicos criados a partir dessa combinação entre as palhaças e suas marionetes de forma popular e poética.

COLETIVO "COMPALHAÇARIA" – CARNAÚBA DOS DANTAS


Somos eternos aprendizes da arte da graça e do riso. Vivemos as nossas custas e sob o patrocínio exclusivo e inclusivo da livre contribuição de nosso público através da eterna e antiga "rodada de Chapéu". Vivemos e atuamos na pequena e agradável cidade de Carnaúba dos Dantas, que assim como os demais municípios e estados desse país de poucos, sofrem pela falta de políticas públicas para as artes públicas de rua. Mais não cruzamos os braços em meio a tantas escassez. Se  falta chuva cotidianamente  pra segurar com vida as nossas pequenas lavouras de subsistência e se falta políticas públicas para as artes nós temos como responsabilidade maior ocupar as ruas e as praças e com riso e graça brincar de arte que dá vida e de vida que dá arte.

CIA DE TEATRO AOS TRANCOS E BARRANCOS – GUAIUBA – CE
ESPETÁCULO: CONTOS DO MEU SERTÃO


 "CONTOS DO MEU SERTÃO"
Seu Celestino é um sertanejo que adora contar historias e mora em um pequeno sítio. Seu filho Francisco depois que o pai morre é quem revivi essas historias através de canções e histórias que ouvia desde criança contadas pelo pai. Contos como:” Mariquinha e Jose de Sousa Leão” e “A maldição de Carolina “ são algumas dessas inesquecíveis historias. Um passeio pelas tradições e costumes nordestinos, com incríveis histórias representadas pelos personagens que estão em cena, entre linguagens e musicas da nossa cultura popular esse espetáculo valoriza, preserva e difundir a cultura nordestina demonstrando a importância das manifestações culturais a favor de uma causa muito importante, resgatar as contações de histórias.

COMPANHIA DE THEATRO ELEMENTOS – SALVADOR – BA
ESPETÁCULO: CANTOS NEGROS


Cantos  Negros é uma reunião de poemas abolicionistas de Castro Alves, publicada doze anos após a sua morte. Inclui os famosos poemas Navio negreiro e Vozes d´África. Também traz o longo poema narrativo A cachoeira de Paulo Afonso, que conta a história de amor de dois escravos.
Ninguém foi mais veemente na poesia antiescravagista do que Castro Alves, e isto fica claro neste livro. Em seu estilo, vemos muitas hipérboles, antíteses e metáforas. Há também o uso em larga escala das reticências e dos travessões - estes, muitas vezes utilizados para indicar o discurso direto.

 

GRUPO DE TEATRO EXPRESSÃO – CAJUEIRO – ARACATI – CE
ESPETÁCULO: TEMPO DE CAJU


Grupo de Teatro Expressão da Arte localizado na comunidade do cajueiro, grupo que vem trabalhando as Artes Cênicas desde 2014 com a direção do arte educador Marcio Leandro e no seu currículo já foram apresentado alguns trabalhos  cênicos com; O Auto do Menino Luz, o preço do milagre, águas pra que te quero, cajueiro e o mais novo espetáculo Tempo de Caju

  
PALHAÇO CONSULTINHA – FORTALEZA – CE

 

GRUPO TEATRAL ESTRELA DE UBARANAS – ARACATI –CE
ESPETÁCULO: ZUMBI: UBARANAS QUER FALAR








O Projeto “Resgate: A memória de um povo” consistiu numa ação educativa e cultural do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), posta em prática por meio de oficinas de produção teatral e formação de atores, na comunidade rural de Córrego de Ubaranas em Aracati-CE. O Projeto finalizou com a montagem de uma espetáculo Zumbi: Ubaranas Quer Falar e na criação do Grupo Teatral Estrelas de Ubaranas. O Espetáculo conta com a saga de Zumbi dos Palmares.
  
CIRCO DO ASFALTO – SANTO ANDRÉ – SP
ESPETÁCULO: SHOW DA PERCHA



Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue com de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso.


MARACATU NAÇÃO TREMEMBÉ – ARACATIAÇU – SOBRAL – CE

 Fundado no ano de 2001, por um grupo de moradores do distrito de Aracatiaçu, município de Sobral, o Maracatu Nação Tremembé, é um grupo que trabalha a cultura afro brasileira e afro descendente. Maracatu é uma dança que retrata a história do povo negro. Negros, pretos-velhos, índios, escravos, escravas e uma bonequinha chamada calunga desfilam em cortejo, por último vem a corte e nos papéis de maior destaque o rei e a rainha negra, desfilando alegria e simbologia ao som de tambores, formando um batuque que envolve aos ouvintes e que muitas vezes sua pulsação se confunde junto a pulsação do coração.
Um dos maracatus de destaque do interior do Ceará, o Nação Tremembé é composto por jovens e adolescentes que tem como objetivos sociais preservar males como: prostituição, drogas e marginalidade.


CALUNGA DO CUMBE
ESPETÁCULO: NA VIDA NO CUMBE 



BANDA JACQUES KLEIN 


BANDA CHICO DE JANES


BANDA MUSICALIZANDO







REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:



APOIO CULTURAL









sábado, 26 de março de 2016

A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2016 - 28 ANOS DE PAIXÃO




Ontem (25/03/2016) foi o último dia de apresentação do Maior Espetáculo Teatral gratuito do Ceará “A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2016 – 28 ANOS DE PAIXÃO” com o Grupo Teatral Frente Jovem, que em 15 de março de 2016 completou 31 anos de existências e trabalhos ininterruptos!
A Paixão de Cristo do Aracati é uma realização do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB que é quem mantém as atividades desde 2003 do Frente Jovem. Este ano o Espetáculo “A Paixão de Cristo do Aracati” concorreu com centenas de outros projetos no XII EDITAL CEARÁ DA PAIXÃO 2016 e ficou entre os quatros (04) mais bem pontuados entre os inscritos. Além da SECULT-CE “A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI” contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Aracati através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.


Gostaríamos de agradecer do fundo do coração há todos os atores e atrizes que mais um ano se revelaram e deram de tudo para que o espetáculo fosse à maravilhosa que foi este ano. Agradecer também nossos patrocinadores “Governo do Estado/Camilo Santana/Fabiano dos Santos, Secretário Estadual da Cultura, Prefeito de Aracati Ivan Silvério, Secretário Thiago Sales, Dr. Lula Morais, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Colégio Antônio Monteiro, Colégio Municipal de Aracati, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Policia Militar do Ceará, Júnior Cabeleireiro, Equipe de Segurança Raio, a equipe do som, palco, iluminação, gerador que há doze (12) anos trabalho em parceria conosco – Charles Paiva e em especial ao PÚBLICO brilhante e maravilhoso que nos acompanha durante 28 anos consecutivo. Que venha mais 28 anos de muitas paz, amor e alegria no coração de todos os aracatienses e aqueles que no período da Semana Santa estão aqui em nosso querido Aracati. 


A organização do evento está a critério de Teobaldo Silva na Coordenação geral, Chico Izidório na direção teatral e do professor Tinoco Luna na produção cultural.








sexta-feira, 25 de março de 2016

A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2016 - 28 ANOS DE PAIXÃO




O maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará no maior espaço cênico do Brasil
Durante a semana santa deste ano, todos os caminhos do Ceará levarão à cidade de Aracati, há 150 Km de Fortaleza, cidade histórica e litorânea onde se realiza há 28 anos consecutivos o tradicional espetáculo teatral ao ar livre da  “Paixão de Cristo do Aracati”. Com um elenco de 150 atores e figurantes, a peça será apresentada em frente à Matriz, nos dias 24 e 25 de março, a partir das 20 horas. Em 2016, o espetáculo assumirá ares de superprodução e adotará uma nova concepção cênica, trazendo novos efeitos especiais e uma série de novidades com o objetivo de superar todas as expectativas e atingir um público de 10 mil pessoas por noite. 

A Paixão de Cristo do Aracati que já é o maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará, será realizada em 2016 no maior espaço cênico do Brasil. Encenada ao longo de um percurso de 6 quilômetros, a peça conta com dezenas de embarcações que percorrerão o rio Jaguaribe trazendo a caravana sagrada, enquanto carruagens de época e a cavalaria romana seguirão pelas ruas do patrimônio histórico com luzes apagadas e tochas acesas; todo esse cortejo, acompanhado de milhares de espectadores que se transformam em figurantes involuntários do espetáculo, se dirige ao largo da Matriz onde acontecem as cenas mais emocionantes da peça: o lava-pés, a santa ceia, os milagres, a prisão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. 

A iniciativa de promover um espetáculo da Paixão de Cristo durante a semana santa surgiu pela primeira vez em Aracati em 1989, a partir de uma ideia do professor Tinoco Luna. O sucesso de público foi tão grande que motivou o surgimento, anos depois, de vários outros espetáculos similares nesse mesmo período, os quais atualmente também se realizam tanto na cidade, bem como em praias, na região ribeirinha do Jaguaribe, além de outras comunidades rurais.
O Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB) tomou a iniciativa de realizar o Espetáculo Teatral “A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2016 – 28 DE PAIXÃO” porque acha de grande importância e relevante simbolismo, dar sequência a um evento cultural que, sem fins lucrativos, já mobilizou milhares de pessoas em 28 anos de apresentações consecutivas e se tornou o segundo maior espetáculo teatral ao ar livre do Brasil, só ficando atrás de Nova Jerusalém em Pernambuco. 

O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento das artes cênicas no nordeste brasileiro, especialmente no estado do Ceará, realizando um espetáculo popular e ao ar livre que permite o acesso de grandes plateias ao teatro, incrementando assim o gosto pelas artes no seio da população e criando oportunidades para o surgimento de novos atores/atrizes, artistas e profissionais cênicos, espectadores e amantes da cultura de um modo geral.
        Também são finalidades do espetáculo defender e divulgar o patrimônio histórico nacional de Aracati, utilizando como cenários as ruas e casarões tombadas pelo IPHAN; Promover a consciência ecológica para a preservação e defesa dos Manguezais e outros ecossistemas do Rio Jaguaribe; Fomentar o turismo cultural, histórico, religioso e ecológico, proporcionando uma atividade educativa para cerca de 150 jovens que são mobilizados nas oficinas, ensaios e montagens do espetáculo. Certamente um trabalho que, além de sua importância educativa e cultural, também funciona como uma oportunidade para a inclusão social e o exercício da cidadania.

            Ao promover o turismo, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo do Aracati, dinamiza as atividades de hotelaria, transportes e gastronomia durante a semana santa nesta cidade, gera emprego, renda, aquece a economia e melhora a vida das pessoas que tiram seu sustento dessas atividades.
            A Paixão de Cristo do Aracati realizada no largo da Matriz é um projeto que foi selecionado no XII EDITAL CEARÁ DA PAIXÃO 2016e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracati através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, do Diário do Nordeste, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e o do Colégio Municipal de Aracati. A organização do evento está a critério de Teobaldo Silva na Coordenação geral, Xico Izidório na direção teatral e do professor Tinoco Luna na produção cultural.
Teobaldo Silva

Coordenador Geral/Executivo da Paixão de Cristo do Aracati
contatos: 88 9-9964 8648 / 88 9-9211 2000


REALIZAÇÃO: 

PATROCÍNIO: 
ESTE PROJETO É APOIADO PELA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURAL "LEI 13.811  DE 16 DE AGOSTO DE 2006".