terça-feira, 9 de agosto de 2016

GRUPO TEATRAL ASLUCIANAS – RIO DE JANEIRO – RJ
        ESPETÁCULO: CORDEL DA MORTE MORRIDA (E, ÀS VEZES, MATADA).

 


  Em um lugar bem, bem distante, acontece um crime. Quem matou James Garcia? 4 suspeitos em um julgamento entre o céu e a terra. Os medos da morte e do desconhecido são tratados nessa divertida comédia. Lendas, contos, filmes, histórias fazem referencia para desmistificar uma fase que todos passarão no ciclo da vida, fazendo com que a vida possa ser cada vez mais bem vivida.

CIA. ARTE E RISO – UMARIZAL - RN
ESPETÁCULO: MEU NOME É ZÉ

 
 O espetáculo “Meu nome é Zé” relata uma história conhecida de todos os cidadãos dos mais diversos recantos do país, protagonizando discursões de problemas antigos, porém, contemporâneos e universais. A história narrada se passa em pleno pleito eleitoral, em que políticos lutam para chegar ao poder utilizando as mais diversas artimanhas, conchaves políticos, promessas enganosas, compras de votos, perseguições e mortes na busca pelo poder. De forma cômica, satírica e escrachada, a Cia. Arte e Riso faz das histórias de “Politicagem” de nossas cidades do interior um recorte do mundo.
GRUPO TEATRAL ARTEIROS DE OLINDA – OLINDA - PE
ESPETÁCULO: “O BOI AS AVESSAS”


“O BOI AS AVESSAS” resgata de forma criativa e original a cultura de nosso povo, através de brincantes como o Mateus e a Catirina do Boi, Veio do Pastoril Profano, Caboclo do Lança do Maracatu de Baque Solto e o Rei do Maracatu de Baque Virado. O espetáculo propõe uma revisitação as nossas raízes culturais mais autênticas, utilizando-se da linguagem do teatro popular de rua e trabalhando situações do nosso cotidiano, confirmando a máxima de que o Teatro de Rua  se realiza no contato direto do artista e de sua obra com a população, não escolhe nem seleciona seu público e traz benefícios imediatos à vida social e ao convívio urbano
CIA CIRANDUÍS – JANDÚIS – RN
ESPETÁCULO: PALHAÇO NA RUA DE MALA E CUIA

 




O espetáculo “Palhaços na Rua de Mala e Cuia” é uma sequencia contendo teatro e reprises de palhaços, de domínio público acrescido de dublagem, com linguagens variadas e que são selecionadas com ineditismo para cada situação. São gags de palhaços reprisadas e criadas momentaneamente sem a necessidade de um texto escrito, mas, uma ideia desenhada e colocada em prática a partir de uma sequencia lógica.

GRUPO TEATRAL GÊNESIS – ARACATI - CE
ESPETÁCULO: MARIETA E SEUS DOIS MARIDOS

 


 A peça teatral Marieta e Seus Dois Maridos conta a história de uma família formada por um pai, um senhor de idade avançada e uma filha moça que deseja arrumar um casamento a todo custo. O pai vive um personagem conservador, por isso a todo um cuidado com a filha para que ela não se envolva com qualquer homem. Entre uma cena e outra prometemos arrancar muitos risos do público com um texto de fácil entendimento e bem humorado.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL XINGUERENGUERE – MAPUTO - ÁFRICA
ESPETÁCULO: DOIS EM UM

 


Quando dois irmãos se encontram sem saída no meio do nada a única saída e a união entre os dois, e tem da rua a sua única alternativa de sobrevivência, lembrando dos seus grandes momentos de alegria, e procurando formas de eliminar das suas vidas os erros do passado e começar uma vida nova e melhor. Vivem todo o que tem direito mais nunca abandona o verdadeiro significado da palavra amor.

CABARET DE QUINA – CANOA QUEBRADA – ARACATI - CE
ESPETÁCULO: BROADWAY

Espetáculo baseado no personagem de Dragão do Mar. A trama imagina e reaparecimento do Dragão do Mar no vilarejo de Canoa Quebrada onde nasceu mais trasposto na realidade brasileira de hoje. Isso gera vários momentos cômicos e de reflexão baseados nas contradições entre a visão de antigo personagem e os novos costumes do Brasil. Essa realidade moderna é representada por um cidadão contemporâneo, que encontra o Dragão e que tenta explicar  de várias formas para ele todo o que mudou no lugar nos tempos atuais e de como a rua principal que leva o nome de Dragão do Mar mudou em rua comercial com nome de Broadway.

CENA ABERTA - SÃO LUIZ - MA
ESPETÁCULO: O SAPO E A COBRA: UMA LENDA AFRICANA

 
  


O Sapo e a Cobra é uma fábula africana que nos faz refletir sobre como o mundo seria melhor sem os preconceitos que afastam as pessoas. É uma cena acessível a todas as idades. Onde o público se mistura aos atores através de brincadeiras, músicas tradicionais, etc., tornando um jogo divertido e envolvente.

CIA HIPERATIVA – MACEIÓ – AL
ESPETÁCULO: FADINHA “A MAGIA ESTA NA VARINHA”

  
Fadinha “ A Magia Está Na Varinha” Trata-se de missões entre uma Fada atrapalhada e seu ajudante Duendinho, que a todo tempo a faz lembrar que ela é uma fada e precisa atender os pedidos dos personagens de diversas histórias que ela passará ou até mesmo já passou.

GRUPO PALHAÇA INCRÍVEL TEIMOSA – LONDRINA - PR
ESPETÁCULO: QUE FESTA É ESSA, CRIATURA?



Uma grande festa repleta de mágica, malabarismo, quitutes e muita diversão É a proposta deste espetáculo e ele está para começar! Quem irá comandar tudo isso é a Incrível Teimosa, palhaça contratada pela mulher mais rica da cidade, a Senhora D, que espera que tudo saia como planejado. Porém, confusões, trapalhadas e muitas surpresas nos fazem perguntar: “Que Festa é Essa, Criatura?”. Estão todos convidados para esta incrível festa/espetáculo que mistura a linguagem teatral à arte da palhaça; e sem mencionar a comédia física que torna este evento dedicado a todas as idades e que, no final das contas, quer mesmo o riso do público!

INSTITUTO TEATRAL VIVARTE – ARACATI –CE
ESPETÁCULO: RUIM COM ELA PIOR SEM ELA



 É uma comédia que relata a história de uma empregada doméstica que conseguiu mudar o rumo da sua vida através de uma simples ideia.


GRUPO TEATRINO VAGAMUNDOS – ARGENTINA/BRASIL
ESPETÁCULO: MEMÓRIA DE UMA MARIONETE

 




O Espetáculo Memória de uma Marionete surgiu do desejo de pesquisar a relação entre palhaço e teatro de bonecos de Rua. O espetáculo apresenta bonecos de fio (marionetes) que são personagens populares, poéticos e experimentais, destacando em cada diversidade cultural através da música, dança e expressão do objeto inanimado. Quem conduz estes números são duas palhaças: Asteroides e Rosa, uma Argentina e uma Brasileira, brincando com as diferenças e costurando essa história com jogos cômicos criados a partir dessa combinação entre as palhaças e suas marionetes de forma popular e poética.

COLETIVO "COMPALHAÇARIA" – CARNAÚBA DOS DANTAS


Somos eternos aprendizes da arte da graça e do riso. Vivemos as nossas custas e sob o patrocínio exclusivo e inclusivo da livre contribuição de nosso público através da eterna e antiga "rodada de Chapéu". Vivemos e atuamos na pequena e agradável cidade de Carnaúba dos Dantas, que assim como os demais municípios e estados desse país de poucos, sofrem pela falta de políticas públicas para as artes públicas de rua. Mais não cruzamos os braços em meio a tantas escassez. Se  falta chuva cotidianamente  pra segurar com vida as nossas pequenas lavouras de subsistência e se falta políticas públicas para as artes nós temos como responsabilidade maior ocupar as ruas e as praças e com riso e graça brincar de arte que dá vida e de vida que dá arte.

CIA DE TEATRO AOS TRANCOS E BARRANCOS – GUAIUBA – CE
ESPETÁCULO: CONTOS DO MEU SERTÃO


 "CONTOS DO MEU SERTÃO"
Seu Celestino é um sertanejo que adora contar historias e mora em um pequeno sítio. Seu filho Francisco depois que o pai morre é quem revivi essas historias através de canções e histórias que ouvia desde criança contadas pelo pai. Contos como:” Mariquinha e Jose de Sousa Leão” e “A maldição de Carolina “ são algumas dessas inesquecíveis historias. Um passeio pelas tradições e costumes nordestinos, com incríveis histórias representadas pelos personagens que estão em cena, entre linguagens e musicas da nossa cultura popular esse espetáculo valoriza, preserva e difundir a cultura nordestina demonstrando a importância das manifestações culturais a favor de uma causa muito importante, resgatar as contações de histórias.

COMPANHIA DE THEATRO ELEMENTOS – SALVADOR – BA
ESPETÁCULO: CANTOS NEGROS


Cantos  Negros é uma reunião de poemas abolicionistas de Castro Alves, publicada doze anos após a sua morte. Inclui os famosos poemas Navio negreiro e Vozes d´África. Também traz o longo poema narrativo A cachoeira de Paulo Afonso, que conta a história de amor de dois escravos.
Ninguém foi mais veemente na poesia antiescravagista do que Castro Alves, e isto fica claro neste livro. Em seu estilo, vemos muitas hipérboles, antíteses e metáforas. Há também o uso em larga escala das reticências e dos travessões - estes, muitas vezes utilizados para indicar o discurso direto.

 

GRUPO DE TEATRO EXPRESSÃO – CAJUEIRO – ARACATI – CE
ESPETÁCULO: TEMPO DE CAJU


Grupo de Teatro Expressão da Arte localizado na comunidade do cajueiro, grupo que vem trabalhando as Artes Cênicas desde 2014 com a direção do arte educador Marcio Leandro e no seu currículo já foram apresentado alguns trabalhos  cênicos com; O Auto do Menino Luz, o preço do milagre, águas pra que te quero, cajueiro e o mais novo espetáculo Tempo de Caju

  
PALHAÇO CONSULTINHA – FORTALEZA – CE

 

GRUPO TEATRAL ESTRELA DE UBARANAS – ARACATI –CE
ESPETÁCULO: ZUMBI: UBARANAS QUER FALAR








O Projeto “Resgate: A memória de um povo” consistiu numa ação educativa e cultural do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), posta em prática por meio de oficinas de produção teatral e formação de atores, na comunidade rural de Córrego de Ubaranas em Aracati-CE. O Projeto finalizou com a montagem de uma espetáculo Zumbi: Ubaranas Quer Falar e na criação do Grupo Teatral Estrelas de Ubaranas. O Espetáculo conta com a saga de Zumbi dos Palmares.
  
CIRCO DO ASFALTO – SANTO ANDRÉ – SP
ESPETÁCULO: SHOW DA PERCHA



Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue com de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso.


MARACATU NAÇÃO TREMEMBÉ – ARACATIAÇU – SOBRAL – CE

 Fundado no ano de 2001, por um grupo de moradores do distrito de Aracatiaçu, município de Sobral, o Maracatu Nação Tremembé, é um grupo que trabalha a cultura afro brasileira e afro descendente. Maracatu é uma dança que retrata a história do povo negro. Negros, pretos-velhos, índios, escravos, escravas e uma bonequinha chamada calunga desfilam em cortejo, por último vem a corte e nos papéis de maior destaque o rei e a rainha negra, desfilando alegria e simbologia ao som de tambores, formando um batuque que envolve aos ouvintes e que muitas vezes sua pulsação se confunde junto a pulsação do coração.
Um dos maracatus de destaque do interior do Ceará, o Nação Tremembé é composto por jovens e adolescentes que tem como objetivos sociais preservar males como: prostituição, drogas e marginalidade.


CALUNGA DO CUMBE
ESPETÁCULO: NA VIDA NO CUMBE 



BANDA JACQUES KLEIN 


BANDA CHICO DE JANES


BANDA MUSICALIZANDO







REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:



APOIO CULTURAL









Nenhum comentário: