sábado, 1 de outubro de 2011




Ministro revela reunião de Dilma com Blatter na segunda sobre Lei da Copa
Presidente se encontrará com mandatário da Fifa, na Bélgica, para resolver impasse, e Orlando Silva defende postura: 'Há a constituição a se respeitar'
Por SporTV.comSão Paulo

O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou nesta sexta-feira que a presidente Dilma Rousseff terá uma reunião com Joseph Blatter, presidente da Fifa, na próxima segunda-feira, provavelmente para tratar de assuntos relativos à Lei Geral da Copa e outros temas relacionados à Copa de 2014.

- Será mais um encontro. Ela teve um encontro há poucas semanas, durante o Sorteio Preliminar para o Brasil 2014 (realizado no Rio de Janeiro). É um gesto muito positivo. Nós trabalhamos neste momento para acertar a reunião. Deve ser na manhã de segunda-feira em Bruxelas - contou o ministro no"Arena SporTV"
 desta sexta-feira.

Segundo Orlando Silva, que também acompanhará a presidente no encontro, a Lei Geral da Copa, tema de discussões devido a alguns pontos polêmicos, como a venda de bebidas alcoólicas em estádios e a meia entrada para estudantes e idosos, não fere a soberania do Brasil, como
 já colocou o ex-presidente Lula.
Orlando Silva no 'Arena SporTV' (Foto: SporTV.com)
- Não estou de acordo com esta visão. O Brasil vai fazer a Copa porque quer, porque quis. Não foi a Fifa que veio ao Brasil solicitar que fizéssemos a Copa. Nós é que fomos pautar o nosso desejo de realizar o Mundial, por isso o país tem que realizar compromissos. Não existe hipótese de ferir soberania. Existe a constituição do Brasil que está sendo respeitada. Evidente que um evento especial, como é a Copa, exige ajustes na legislação do país. A minha impressão é que este é um debate mais político do que de mérito objetivo - ressaltou Orlando Silva.

Orlando Silva participou do programa 'Arena SporTV', nesta sexta-feira (Foto: SporTV.com)
O ministro confirmou que Dilma recebeu uma carta de Joseph Blatter, mas negou qualquer tipo de atrito com a instituição, e destacou que o presidente da Fifa agradeceu ao esforço do Brasil e registrou que é importante votar o quanto antes a Lei Geral da Copa.
Silva ainda destacou que Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Salvador continuam na disputa para sediar a abertura da competição. Isso deverá ser anunciado até o fim de outubro.

Confira outros trechos da participação do ministro:

Feriado nacional
Orlando Silva voltou a dizer que as cidades que irão receber jogos estarão autorizadas a decretar feriado durante o dia das partidas.

- É autorização para que as cidades possam ter feriados. É uma alternativa. Fica autorizado a ter feriados durante dias de jogos. Nós esperamos três milhões de brasileiros circulando pelo Brasil. Vai causar uma dinâmica especial. Eu imagino que não se tenha um impacto negativo.É tão extraordinário, que é natural que mude com a dinâmica da cidade.

Venda de bebidas alcoólicas

De acordo com o ministro, é o regulamento da CBF que restringe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros. E, como a Copa é um evento especial e existe um compromisso da Fifa com os seus patrocinadores, pode ocorrer, durante o evento, a venda de bebida alcoólica.

- O regulamento de competições da CBF é que restringe a bebida alcoólica nos estádios. A Copa é um evento especial. Existem compromissos da Fifa com os seus patrocinadores. Se houver consumo de bebida alcoólica, vai ser circunscrito àquele evento.
A Lei Geral da Copa, que foi enviada ao Congresso no último dia 19, fixa as responsabilidades da Fifa na organização do Mundial de 2014 e da Copa das Confederações de 2013, considerada o evento-teste para a competição principal

Nenhum comentário: