quinta-feira, 22 de março de 2012

Espetáculo teatral mostra a Paixão de Cristo na cidade de Aracati


EVENTO CULTURAL

22.03.2012 - CADERNO TURISMO DO DIÁRIO DO NORDESTE DESTACA A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI  2012 - 24 ANOS DE  PAIXÃO 


Clique para Ampliar
O espetáculo teatral de Aracati é apresentado há 24 anos, em três atos que referenciam o sofrimento de Jesus de forma emocionante, num espaço ao ar livre durante três dias da Semana Santa, no próximo mês de abril
FOTO: DIVULGAÇÃO
O maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará no maior espaço cênico do Brasil. Trata-se do espetáculo teatral "A Paixão de Cristo de Aracati", peça que, em 2012, acontecerá pelo vigésimo quarto ano consecutivo, nos dias 4, 5 e 6 de abril próximo, defronte à Igreja Matriz da cidade. O evento cultural deverá reunir um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas por noite.

Realizado num espaço cênico de quatro quilômetros, o espetáculo transcorre em três atos. O primeiro começa no Rio Jaguaribe, com a procissão mágica de barcos que trará a família sagrada do passado para nosso tempo. O segundo momento será o cortejo que passa pelo centro histórico de Aracati, quando a cavalaria romana desfila pela Rua Grande com luzes apagadas e tochas acesas. O terceiro ato acontece defronte à Igreja Matriz, onde são realizadas as cenas mais emocionantes do espetáculo: os milagres, a traição, a prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Com um figurino impecável, um novo cenário e cerca de 150 atores e figurantes, a Paixão de Cristo de Aracati 2012 - 24 Anos de Paixão promete ser um espetáculo inesquecível, um verdadeiro túnel do tempo que levará o público presente para uma viagem de sonhos ao passado milenar de Pilatos, Herodes, Judas Iscariotes e Jesus de Nazaré.
Pensando no conforto do público, especialmente de crianças e idosos, a organização do espetáculo trará uma novidade: cerca de mil cadeiras serão disponibilizadas para a plateia. Como o evento começa, pontualmente, às 20 horas, recomenda-se que quem desejar seu lugar sentado chegue um pouco mais cedo.
A Paixão de Cristo de Aracati realizou-se pela primeira vez em 1989, a partir de uma ideia do professor Tinoco Luna. A organização do evento, além da participação do seu idealizador, conta com a direção teatral de Xico Izidório e direção executiva de Teobaldo Silva. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-CE) e tem o apoio cultural de Escritório de Contabilidade Ivan Silvério, da Casa da Cultura do Aracati, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e do Colégio Municipal, sob a direção do professor Neto Gondim. O espetáculo é apresentado pelo Grupo Teatral Frente Jovem e faz parte das ações do Projeto Aracupira Teatro e Cidadania, ponto de cultura do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB).
Vila da Volta
Outro evento da Paixão de Cristo em Aracati acontecerá na comunidade Vila da Volta. O Espetáculo "A Vila da Paixão", na sua linguagem melodramática se utiliza da poesia para contar a história do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A cultura popular se incorpora à encenação através de um repertório cênico-musical baseado nos folguedos e tradições que marcam a cultura local e as comemorações da Semana Santa na comunidade da Volta. Assim, arte, cultura, poesia e dramaticidade se harmonizam mediante a estética, o formato, a autenticidade e a singeleza da fé popular.

Mais informações:
Paixão de Cristo de Aracati
Contatos: (88) 9664.8648 / (88) 9211.2000

http://www.apaixaodecristodoaracatiiacb.blogspot.com 

 http://www.aracupirapc.blogspot.com

teobaldo65@gmail.com / 
aracupirapc@gmail.com

Nenhum comentário: