sábado, 10 de setembro de 2011

Festival Estudantil de Teatro 2011



Selecionados os espetáculos que participarão do evento deste ano, em Belo Horizonte
A Associação No Ato Cultural divulgou na manhã desta sexta-feira (9) os nomes dos espetáculos selecionados para participarem da 11ª edição doFestival Estudantil de Teatro – FETO 2011a se realizar entre os dias 20 e 30 de outubro, em Belo Horizonte. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, também chamada de Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Foram selecionados, no total, 16 espetáculos e quatro suplentes. Na categoria ‘Escola de Teatro’, destinada a estudantes de Teatro e Artes Cênicas, foram selecionados nove espetáculos e dois suplentes, enquanto na categoria ‘Teatro na Escola’, voltada para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, foram selecionados sete espetáculos e também dois suplentes.
Fazem parte da lista de trabalhos selecionados os espetáculos Exercícios para o ser e não ser (Coletivo Quando Coisa, de Ouro Preto/MG); O Pequeno Grande Aviador e o Planeta do Invisível (Grupo de Teatro Universitário da UFPA, de Belém/PA); O que mantém um homem vivo (Cena em Cena Martins Pena, do Rio de Janeiro/RJ); e Quase Muda (Euquasquatro de Teatro, de São Paulo/SP), na foto.
Várias atrações
As inscrições para o festival estiveram abertas até o dia 15 de agosto passado. Até essa data, inscreveram-se 86 grupos, somando mais de 1.100 estudantes de 50 cidades, de 15 estados brasileiros, pertencentes às cinco regiões do país.
A programação do festival, a realizar-se no mês de outubro, na capital mineira, abrange as apresentações dos grupos selecionados e também diversas atrações, como exibições de espetáculos profissionais, realização de oficinas, encontros, debates e muito mais.
Diversidade
Dentre os estados brasileiros que tiveram grupos inscritos para o Feto 2011 estão Alagoas, Bahia, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará e o Distrito Federal. Com isso, uma ampla variedade de linguagens, visões de mundo e sotaques foram analisados pela comissão de avaliação dos trabalhos, composta por pesquisadores, professores e atores.
“Tivemos a oportunidade de contemplar um panorama rico e diverso da produção cênica das instituições de formação para o teatro e também daquelas onde a experiência teatral está no ambiente escolar”, comentou a atriz, iluminadora e professora de artes do Paraná, Ana Cristina Fabrício. Segundo ela, os trabalhos exploram desde a cultura popular, até trabalhos experimentais e de pesquisa, passando pelos clássicos, de norte a sul do país.
Diálogo
Durante as dez edições passadas, o projeto foi porta de entrada para o diálogo, produção de conhecimento e estreitamento de redes entre estudantes, educadores, pesquisadores e agentes culturais de todo o país. O Festival, ao longo dos anos, também foi essencial para o enriquecimento das produções acadêmicas nas artes cênicas, bem como para a profissionalização de estudantes em processo de formação artística.
O festival conta com o apoio institucional do Instituto Unimed-BH e patrocínio da Cemig, através do Programa Cemig Cultural, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.
Confira a lista completa das peças selecionadas e seus respectivos suplentes.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Foto: João Caldas)

Nenhum comentário: